Ondjiva - O sector da saúde na comuna da Môngua, município do Cuanhama, província do Cunene, foi reforçada hoje, quarta-feira, com uma ambulância devidamente equipada, para facilitar a transferência dos doentes para as unidades sanitárias.
Ambulância entregue ao Centro de Saúde da Môngua, foi adquirida no âmbito do Plano Integrado de Intervenção nos Municípios (PIIM).
Inaugurado em Junho deste ano, o centro conta 30 camas, seis enfermarias, dois consultórios médicos, laboratório, sala de radiologia, farmácia, depósito de medicamentos, banco de urgência, medicina geral, maternidade, pediatria, laboratório e puericultura.
Anteriormente, a comuna dispunha de um posto de saúde com apenas três camas, construído logo após a independência do país.
No acto de entrega, o administrador do Cuanhama, José Kalomo, disse que a ambulância vai minimizar as dificuldades, no que diz respeito à evacuação dos doentes em estado complicado até o Hospital Geral de Ondjiva.
“Esta era uma das grandes dificuldades e conseguimos resolver, para o bem da saúde e das comunidades, pelo que aconselhamos aos usuários no sentido de cuidarem bem do transporte para prestar serviço por muito tempo”, afirmou.
O administrador procedeu ainda à entrega de medicamentos para a malária, doenças diarreicas e respiratórias.
O responsável inteirou-se, por outro lado, das obras de construção do complexo residencial para professores e enfermeiros, na sede da Môngua, que faz parte dos projectos do PIIM, na circunscrição.
José Kalomo manifestou-se satisfeito pela qualidade e andamento das obras, perspectivando a sua entrega antes do mês de Dezembro, aos profissionais da educação e da saúde.
Já o coordenador comunal do centro de saúde, Inocêncio Kauwavali, disse que a ambulância chegou em boa hora, e vai ajudar na evacuação de doentes que requerem uma intervenção médica mais avançada em Ondjiva.
O município do Cuanhama foi contemplado com 12 projectos do PIIM, nos domínios da saúde, educação, energia, entre outros, avaliados em um mil milhões, 933 milhões, 766 mil e 580 kwanzas.
A província do Cunene conta com 122 projectos do PIIM, dos quais cinco de subordinação central, 10 da competência do governo da província e 107 da responsabilidade das administrações municipais.
Lançado em Junho de 2019, numa iniciativa do Presidente da República, João Lourenço, o PIIM tem como objectivo materializar acções de Investimentos Públicos (PIP), de Despesas de Apoio ao Desenvolvimento e de Actividades Básicas.