Dondo - Cem mulheres foram submetidas hoje (sexta-feira) ao rastreio do cancro da mama, no âmbito da campanha de sensibilização, prevenção e diagnóstico precoce da doença.
A acção foi promovida pelo Departamento de Qualidade e Ambiente da empresa chinesa, China Gezhouba Group Company Limited (CGGC), encarregue pelo projecto de construção do Aproveitamento Hidroeléctrico de Caculo Cabaça, na comuna de São Pedro da Quilemba, município de Cambambe, (Cuanza-Norte).
A campanha de rastreio foi realizada pela equipa de médicos e técnicos de saúde afectos a empresa, em Caculo Cabaça, e beneficiou mulheres das localidades de Yangue-ya-Pepe, do Dumbo-ya-Pepe, Quindongo e Ngola Ndala, comunidades vizinhas do projecto.
Antes da consulta, as mulheres assistiram a uma palestra de sensibilização e orientação do auto exame da mama com o tema “Outubro Rosa”, proferido pelo médico Igor dos Santos, da CGGC, que destacou a importância do diagnóstico precoce para a prevenção e cura da doença.
A palestra abordou as causas, sintomas, medidas de prevenção e o auto-exame da mama.
O responsável do Departamento de Qualidade e Ambiente da CGGC, Mário Sum, salientou que a actividade teve como objectivo sensibilizar os cidadãos sobre a importância do rastreio para a detecção precoce da doença .
Alertou que o cancro da mama é uma das principais ameaças à saúde das mulheres em todo o mundo, mas a taxa de cura da doença pode ser significativa, através do rastreio regular e do diagnóstico precoce.
A actividade consta do programa de responsabilidade social da empresa e contou com a colaboração de instituições locais de saúde.
Disse que a CGGC vai continuar a contribuir na promoção da melhoria da saúde da população local, através de acções de sensibilização para a prevenção de doenças. DS/IMA/YD