Huambo – Pelo menos mil 200 cidadãos, entre crianças e adultos, foram assistidos, esta terça-feira, em diversas especialidades, durante a I edição do projecto de intervenção em saúde comunitária, levado acabo por instituições público/privadas.
Durante a feira, promovida pelo Instituto Médio Politécnico Privado Castro “ A Luz do Saber”, em parceria com o Centro de Medicina e Reabilitação Física “ Princesa Diana”, os beneficiários foram assistidos nas áreas de medicina, fisioterapia, psicologia clínica, análises clínicas, entre outras.
Na ocasião, o chefe do departamento de Saúde Pública na província do Huambo, Valentim Catolo, enalteceu a iniciativa das duas instituições, pois concorre para o alcance das estratégias do governo, voltadas para a garantia da sanidade da população e aproximação desses serviços às comunidades.
Esta inibitiva, segundo o responsável, concorre também para a saúde preventiva e a produtividade das instituições, com foco no desenvolvimento socioeconómico de qualquer sociedade, daí que devem servir de exemplo para as demais instituições públicas e privadas.
Por sua vez, a directora do instituto a Luz do Saber, Rosa Catinda, disse que a actividade consta das acções sociais da instituição que, em apenas dois anos de mercado, trabalha na promoção da saúde e no bem-estar da comunidade.
Disse que a instituição tem como foco o reforço da parceria institucional com o centro de saúde público e, ao mesmo tempo, impulsionar o contacto dos estudantes na futura área de actuação.
O director do Centro de Medicina e Reabilitação Física “ Princesa Diana", Sabino Adão, considerou satisfatória a parceria institucional, no quadro das acções de garantia e preservação da saúde das comunidades.
Em funcionamento desde 2019, o Instituto Médio Politécnico Privado Castro “ A Luz do Saber”, forma técnicos médios de Análises Clínicas e Enfermagem Geral.
Localizada no bairro Bomba Alta, periferia da cidade do Huambo, o Centro de Medicina e Reabilitação Física “ Princesa Diana”, assiste nas áreas de fisioterapia, psicologia clínica, hortoprotegia, cardiopneumologia, medicina e reabilitação pediátrica. MLV/ALH