Huambo - Um total de 380 novos funcionários do sector da saúde, admitidos no último concurso público, iniciaram hoje, sexta-feira, na província do Huambo, as suas funções após serem empossadas e receberem as respectivas guias de marchas.
O vice-governador local para o sector Político, Social e Económico, Angelino Edmundo Elavoco, orientou ao acto de empossamento dos 380 novos funcionários, dos quais 58 médicos, 172 enfermeiros, 75 técnicos de diagnóstico e terapêutico, 55 assistentes de apoio hospitalar (maqueiros e motoristas), 10 do regime geral e igual número de assistentes sociais.
Com este número, eleva-se para sete mil 545 profissionais que o sector da saúde da província do Huambo controla, num universo de 270 unidades sanitárias, entre hospitais, centros e postos sanitários.
Ao descurar no acto, o vice-governador apelou aos novos quadros no sentido de actuarem, no cumprimento das suas tarefas, com base nos princípios éticos e deontológicos da procissão, de modo a contribuírem na humanização dos serviços de saúde.
Reiterou o compromisso do governo no recrutamento de mais profissionais para o sector nesta região do país que, ainda, apresenta algum défice em termos de quadros para responder à demanda, através da realização de concursos públicos, de forma regular.
A província do Huambo, situada no Planalto Central do país, tem uma população estimada em mais de dois milhões 700 mil habitantes, distribuídos em 11 municípios e 37 comunas. VKY/ALH