Luau- A conclusão das obras de reabilitação e ampliação do Hospital Municipal do Luau, província do Moxico, iniciadas em Julho último, estão previstas para dentro de dois meses, soube a ANGOP.
A unidade começou a beneficiar de obras de reabilitação e ampliação após ser destruída por fortes chuvas que afectaram a região há mais de um ano.
No final, a capacidade do projecto será duplicada, passando de 50 para 115 camas e a implementação de mais serviços especializados, num investimento de mais de dois mil milhões, 256 milhões 867 mil kwanzas, do PIIM.
Em declarações à ANGOP, o director tecnico-adjunto do projecto, Leonel Tchiema, disse que as obras decorrem à bom ritmo, apresentando, actualmente, um nível de execução física acima de 85 por cento.
Apesar de até agora beneficiar apenas 31 por cento da verba orçamentada, devido à problemas administrativos com o Ministéria das Finanças, garantiu que todas as condições estão criadas para apresentação da obras em Julho.
" Nesta altura estamos a fazer trabalhos de acabamento, terminando com a pintura da instalação, colocação de ladrilho, portas e lâmpadas em alguns compartimentos, assim como o pavimento", detalhou.
Inicialmente, a inauguração do projecto estava prevista para Janeiro último, tendo beneficiado de uma redifinição em Dezembro último, entre o governo e o empreiteiro (Les Greus Technology), permitindo o aumento de mais serviços.
Após a redifinição, a unidade vai contar com mais serviços especializados, com destaque para fábrica de oxigénio, serviços de pediatria, medicina, ortopedia, ginecologia, laboratório, além do habitual banco de urgência e de consultas externas.
A ser composto por seis blocos de serviços, o hospital terá ainda um anfiteatro, refeitório, área técnica e de medicamentos, área de tratamento de água, uma nova morgue, assim como 11 suítes, que vão albergar o pessoal administrativo em comissão de serviços.
Após a destruição pelas chuvas, o hospital funciona numa unidade escolar onde, em condições precárias, os pacientes recebem, diariamente, atendido médico.
O município do Luau, que dista a 334 quilómetros a leste do Luena, capital da província do Moxico, tem uma população estimada em mais de 110 mil habitantes, contando com oito postos de saúde, quatro centros médicos, assistidos por oito médicos e 63 enfermeiros.