Moçâmedes - O gabinete Provincial da Saúde no Namibe lançou hoje, terça-feira, em Moçâmedes, uma jornada de reflexão com os profissionais do sector, com vista a prevenir casos de tuberculose.
Na abertura das jornadas em alusão ao 24 de Março, consagrado ao dia Mundial da doença, o director do Gabinete Provincial da Saúde, Coríntios Miguel, salientou que a patologia continua a constituir uma preocupação, tanto para Saúde pública, como do governo local.
Informou que a nível da província, em 2022, foram registados quatro mil 707 casos e que resultaram em 106 óbitos, mais 52 diagnósticos e 53 óbitos, respectivamente, que em 2021.
“Tivemos um aumento significativo de números de casos comparados com o ano anterior, com mais 52 casos e 53 óbitos. Daí a preocupação do governo em traçar novas políticas de atenção para com a nossa comunidade, porque reconhecemos que a diminuição da mortalidade não poderá ser alcançada a nível institucional ou intra-hospitalar, se não haver mudança de consciência das nossas comunidades para a prevenção”, disse o responsável.
Apontou as faixas etárias dos 15 anos em diante como as que mais padecem da doença, sublinhando que o longo período de tratamento, mais de seis meses, é um factor que influencia o abandono à terapia, provocando novos contágios.
“São vários os factores que concorrem para o abandono e desistência do tratamento da doença, uma das quais a fome e o baixo poder financeiro, mas aqui enquanto governo continuamos a trabalhar com a acção social para tentar compensar essa deficiência, particularmente para aqueles que estão submetidos a este tratamentos com pouco recursos “, sublinhou.
Afirmou ainda que este ano o sector está a criar dentro dos hospitais centros e postos de saúde mecanismos que visam o tratamento mais fácil, onde o paciente encontre já os fármacos.
As jornadas decorrerão até ao dia 24 e nela serão realizadas várias acções entre elas, campanhas de sensibilização para a prevenção e tratamento da doença no seio das comunidades, entre outras. FA/MS