Moçâmedes - Dezoito casos de cancro da mama foramdiagnosticados na província do Namibe, nos últimos quatro anos, com cincoóbitos, informou hoje, o director do Gabinete Provincial da Saúde, a nível local, Coríntios Miguel.
O responsável prestou estas informações, no final de uma marcha realizada em apelo ao rastreio e prevenção do cancro da mama, em que participaram técnicos da saúde, membros do governo, sociedade civil e estudantes.
Coríntios Miguel disse que os casos foram diagnosticados mediante rastreios precoces e outros detectados em fase terminal, sem hipótese de cura.
“Temos estado a registar que a cada dia que passa, alguma negligência das pessoas, razão pela qual assinalamos estes casos de 2020 ao presente ano, incluindo as cinco mortes”, disse.
Considerou imprescindível a prevenção, com o diagnóstico precoce, podendo garantir a sua cura, tendo por outro lado, apelado aos participantes a optarem por hábitos saudáveis e a prática de exercícios físicos.
“O segredo para se vencer e evitar o câncer da mama, é o auto exame, onde a pessoa deve conhecer os seus seios, observando e verificando a sua estrutura mamária”, acrescentou.
O profissional defendeu a necessidade de criação de condições localmente, para se evitar que os pacientes se desloquem para as províncias da Huíla e de Luanda, o que é desgastante. LG/FA/AJQ