Chipindo - Mais de 150 mulheres de diferentes franjas sociais do município de Chipindo, província da Huíla, foram hoje, quinta-feira, esclarecidas sobre saúde sexual e reprodutiva, numa iniciativa da Administração local, no âmbito das jornadas da mulher rural que decorrem na região até 30 do corrente mês.
O evento que teve a duração de um dia, sob o lema:”Promover o crescimento económico e sustentável da Mulher no meio Rural, para combater a fome e a pobreza” abordou, também a problemática do câncer da mama, a violência doméstica e práticas culturais.
Falando no acto, o administrador municipal-adjunto do Chipindo, Moisés Canhina, destacou a importância de esclarecer as mulheres rurais sobre vários fenómenos sociais, com enfoque em aspectos virados à saude, para que, em caso de suspeitas de qualquer informação sobre o assunto, possam reccorer às unidades sanitárias.
O responsável aproveitou ainda a oportunidade para enaltecer o valor da mulher rural e sua tarefa diária no campo, que assegura o sustehto de muitas famílias.
Após o evento, as mulheres rurais sob controlo da acção social, antigos combatentes e veteranos da pátria, receberam meios de trabalhos como enxadas, catanas e insumos agrícolas, visando ao reforço da agricultura familiar durante a campanha agrícola 2024/2025.
O municipio de Chipindo dista 456 quilómetros a noerte do Lubanfo e tem uma população estimada em 87 mil 677 habitantes. JT/MS