Huambo – Cento e 18 pessoas, na sua maioria menores de 14 anos de idade, morreram, de Janeiro à presente data na província do Huambo, vítimas de meningite, mais 70 casos comparativamente a 2021, soube a ANGOP.
Trata-se de uma doença causada, principalmente, a partir da infecção por vírus ou bactérias, que provocam inflamação das meninges, que são as três membranas que envolvem o cérebro e protegem o encéfalo, a medula espinhal e outras partes do sistema nervoso central.
Ao confirmar o facto, esta quarta-feira, o chefe do departamento de Saúde Pública na província do Huambo, Valentim Catolo, referiu que os óbitos resultaram de 234 casos diagnosticados, com um aumento acima de 60 por cento em relação aos de 2021.
Disse ser preocupante a situação epidemiológica da meningite nesta região do Planalto Central do país, pelo facto de estar aumentar, constantemente, o número de diagnósticos e de óbitos, principalmente, em crianças das zonas rurais.
O responsável considera urgente a realização de uma campanha de vacinação massiva contra a doença, na perspectiva do combate dos índices de contaminação da patologia, transmitida através das vias respiratórias.
Informou que a realização de uma campanha de vacinação em massa contínua a depender dos resultados das amostras colhidas, na qual a Organização Mundial da Saúde recomenda pelo menos 10 confirmados positivos, sem, no entanto, ter revelado o total já colhido.
Histórico da Doença
A meningite é uma inflamação das meninges, que são as três membranas que envolvem o cérebro e protegem o encéfalo, a medula espinhal e outras partes do sistema nervoso central, sendo que é causada, principalmente, por bactérias ou vírus, mais raramente, pode ser provocada por fungos ou pelo bacilo de Koch, causador da tuberculose.
Em geral, a doença é transmitida de pessoa para pessoa, através das vias respiratórias, por gotículas e secreções nasais, também por ingestão de água e alimentos contaminados e contacto com fezes.
A meningite tem como principais sintomas febres altas, dor de cabeça, um pouco de rigidez na nuca, falta de apetite e irritação, gripes e resfriados, sendo que doença principalmente entre menores de cinco anos.