Luanda - O especialista em medicina interna Manuel Pembele disse hoje, quarta-feira, em Luanda, que manter uma alimentação saudável e evitar o consumo excessivo de bebidas alcoólicas ajuda a prevenir o sistema digestivo de complicações como doenças do refluxo e gastroesofágico.
O refluxo gastroesofágico é o retorno involuntário e repetitivo do conteúdo do estômago para o esófago.
Falando à Angop a propósito do Dia Mundial da Saúde Digestiva, assinalado hoje (29 de Maio), Manuel Pembele destacou, entre as doenças do sistema digestivo, a infecção por helicobacter pylori (causa gastrite), a dispepsia funcional (indigestão), a constipação funcional (intestino preso) e a síndrome do intestino irritável (SII).
Para si, a ingestão de grandes quantidades de água, uma boa trituração dos alimentos e a prática de exercícios físicos ajudam a manter a saúde digestiva.
Salientou que o aparelho digestivo é responsável pela ingestão, digestão e absorção dos alimentos.
Segundo o especialista, a saúde digestiva está ligada directamente à imunidade do organismo, pelo que é fundamental para o seu funcionamento.
Por isso, recomendou à adopção de medidas simples que ajudam a manter o sistema em ordem, garantindo uma melhor qualidade de vida.
Conforme o médico, 20 por cento da população mundial tem algum problema digestivo e intestinal, sendo que apenas 10 por cento procura por orientação médica, com o restante recorrendo à auto-medicação.
Enfatizou que a maioria das doenças graves relacionadas ao sistema digestivo pode ser diagnosticada em um chek-up, daí a necessidade de consultas periódicas.
A data visa alertar a população e os profissionais de saúde sobre a necessidade de realização de exames para diagnóstico precoce de doenças relacionadas ao sistema digestivo, melhorando a oportunidade de prevenção e tratamento. EVC/OHA