Lubango - O director-clínico do Hospital Pediátrico do Lubango “Pioneiro Zeca”, Kelson do Carmo, aconselhou hoje, domingo, às mães a agasalhar as crianças e banhos de manhã, para prevenir doenças respiratórias, comuns na época de cacimbo, que hoje começa.
Falando à ANGOP, o responsável alista bronquiolite, uma infecção viral que acomete à criança a dificuldades respiratórias, a bronquite, resfriados e a pneumonia, como as enfermidades mais frequentes nesse período e que podem levar à morte.
Realçou que alguns cuidados básicos podem ser postos em prática, como mecanismos de prevenção para essas patologias, pois no que toca aos banhos, estes devem ser dados com água trépida, preferencialmente num período em que na esteja a fazer sol.
Segundo o médico, uma outra prática que deve ser evitada, é a de fumar em locais onde estão crianças, evitar aglomerados em estabelecimentos fechados, poeiras, aspirar sempre as alcatifas e as cortinas.
Detalhou que esses cuidados devem também ser observados pelos adultos, tendo em conta que nesta estação são frequentes casos de bronquite e pneumonia, que têm um quadro clínico com várias sintomatologias, como mal-estar e, de forma geral, dor muscular.
Sem avançar números, sublinhou que a unidade sanitária, já tem o registo de alguns casos de bronquiolite, elevados casos de pneumonia, mas as bronquites e resfriados são comuns, embora sem muitos internamentos.
Neste momento na “Pioneiro Zeca”, com 215 camas, estão internadas 16 crianças com pneumonia. Dentre outros serviços, conta com áreas de Neonatologia, infecciologia, unidade especial de nutrição, cuidados intermédio, cuidados intensivos e banco de urgência.