Dundo - Duzentos e vinte e quatro (224) novos profissionais, entre médicos e enfermeiros , apurados no concurso público da Saúde, realizado em 2022, iniciaram hoje, terça-feira, as suas funções em várias unidades sanitárias da província da Lunda Norte.
A informação foi prestada pelo director dos Recursos Humanos do Gabinete Provincial da saúde, Lourenço Dianonga, sublinhando que das 237 vagas disponibilizadas para à província da Lunda Norte, em 2022, apenas 224 foram preenchidas.
Trata-se de 25 médicos, 115 enfermeiros, 64 técnicos de diagnóstico e terapêuta, dez técnicos superiores de segunda classe, nove vigilantes, oito secretários clínicos, seis maqueiros e quatro motorista.
Fez saber que pós a fase de distribuição dos profissionais em várias localidades da província, seguir-se-á uma acção de formação sobre o funcionalismo público, previsto para o início de Junho próximo.
A Lunda Norte tem uma rede sanitária composta por cinco hospitais de nível provincial, seis municipais, 80 postos de saúde e 13 centros médicos, assegurados por 115 médicos em várias especialidades. JVL/HD