Saurimo – Cento e 37 mil crianças dos zero aos cinco anos de idade foram vacinadas contra a poliomielite nos quatro municípios da província da Lunda-Sul, no quadro da segunda fase da campanha decorrida de 28 a 31 de Junho último em todo o país.
Em declarações à imprensa, o director do Gabinete Provincial da Saúde, Viegas de Almeida, considerou satisfatória a campanha, sublinhando que atingiu mais de 95 por cento do público alvo.
Lembrou que a actividade contou com mais de 150 mil doses de vacina e envolveu 800 técnicos, divididos em 244 equipas, entre supervisores, vacinadores, registadores, mobilizadores, monitores e motoristas.
Entretanto, apelou aos pais e encarregados de educação cujos menores não foram vacinados a se dirigirem aos pontos fixos montados nas diferentes unidades sanitárias da província, de modo a imunizarem os menores.
A poliomielite é uma doença infecto-contagiosa grave. Na maioria dos casos, a criança não morre quando é infectada, mas adquire sérias lesões que afectam o sistema nervoso, provocando paralisia, principalmente nos membros inferiores.QB/JW/MCN