Luanda – A prevenção e o tratamento do câncer da mamã juntou mais de 180 pessoas, este sábado, numa marcha à volta da marginal de Luanda, que culminou com exercícios físicos, música e dança ao ar livre.
Com vista a sensibilizar a sociedade sobre a importância da prevenção, di diagnóstico precoce e do tratamento desta doença, a caminhada solidária foi promovida pelo Shopping Fortaleza, em parceria com o projecto DP Pulungunza.
De acordo com o coordenador-geral do projecto DP Pulungunza, Dário Rocha, a actividade serviu para recolher donativos como material médico descartável e produtos alimentares não perecíveis para instituições que apoiam mulheres em tratamento oncológico.
Acrescentou que a sociedade deve continuar a apoiar as mulheres com câncer e promover o bem-estar através de exercícios físicos.
Na mesma senda, o gestor de marketing do Shopping Fortaleza, José Gabriel, sublinhou que o centro comercial tem promovido actividades para apoiar esta causa.
"As actividades incluem workshops e eventos dedicados à educação e sensibilização da comunidade sobre os cuidados a ter com a saúde mamária", disse.
Domingas Manuel, de 48 anos, que padece da doença desde 2020, realcou a necessidade de se prestar constante ajuda às mulheres com a referida enfermidade.
Presente no encontro, a médica Alice Calungungu considerou assustadores os números de casos de câncer da mamã a nível nacional.
Segundo a especialista, a falta de conhecimento sobre a doença tem levado muitas mulheres angolanas a contrair o câncer.
De acordo com o Instituto Angolano de Controlo do Cancro (IACC), Angola registou no primeiro semestre deste ano 216 novos casos e 11 mortes provocadas pela doença. AMC/FCC