Dundo– O Instituto Nacional de Luta Anti-Drogas(INALUD) defendeu hoje, quinta-feira, a instalação de um centro de desintoxicação na cidade do Dundo, província da Lunda Norte, para o tratamento, acompanhamento e reinserção social dos toxicodependentes, por via de acções psicoterapêuticas.
De acordo com o coordenador da Unidade de Intervenção local do INALUD, na Lunda Norte, Manuel Borges, a criação do centro vai permitir que a assistência aos cidadãos que lutam contra a toxicodependência seja mais eficiente e evitar custos com a evacuação de toxicodependentes à Luanda.
Manuel Borges acrescentou que a unidade pode, também, atender cidadãos de outras províncias, sobretudo, os da região Leste.
Disse que a direcção-geral do INALUD endereçou uma carta às estruturas centrais da Caixa de Segurança Social das Forças Armadas Angolanas (FAA), para a cedência, em regime de arrendamento, das antigas instalações deste organismo, localizadas no distrito urbano do Dundo, para servirem de unidade de desintoxicação, tratamento e reinserção social dos toxicodependentes.
Manuel Borges garantiu que, a par do espaço para o centro de acompanhamento e/ou “Casa Dia”, estão em curso contactos junto do governo da Lunda Norte, com vista à concessão de uma área para a exploração agro-pecuária e instalação dos projectos de artes e ofícios, como serviços integrados à "Casa Dia”.
Sem avançar números, o responsável assegurou que cresce o índice de consumo de drogas na província da Lunda Norte, causadas por depressão, na sua maioria, o que se justifica a criação de um centro na região.