Lobito - A Hemoterapia do Hospital Municipal do Bocoio, na província de Benguela, está sem reserva de sangue há uma semana, soube a ANGOP, esta quarta-feira.
Em declarações à Rádio Lobito, a responsável da Hemoterapia, Noémia Tchissola, afirmou que quando recebem pacientes que necessitem de transfusão, avisam os seus familiares para providenciarem o sangue, como alternativa.
"Graças a Deus estão a colaborar e até ao momento ainda não se registou qualquer caso de morte por falta de sangue", sublinhou.
Noémia Tchissola alertou que, apesar de haver acalmia noutros sectores, como a maternidade, os pacientes de malária estão a aumentar.
"Antes atendiamos um caso por dia, mas esta semana já atendemos entre quatro a sete pacientes", disse, acrescentando que quando começar a chover será pior.
Relativamente ao atendimento, a responsável referiu que, além das quatro comunas, nomeadamente Chila, Monte Belo, Cubal do Lumbo e Passe, o Hospital Municipal do Bocoio também recebe pacientes da província vizinha do Huambo.
Aquela infra-estrutura hospitalar tem capacidade para 200 camas e possui cinco blocos para serviços da administração e gestão, consulta externa, radiografia, laboratório, cirurgia, sala de internamento e banco de urgências. TC/CRB