Cazenga- O Centro de Apoio ao Doente Anémico (CADA), afecto ao hospital geral dos Cajueiros, no município do Cazenga, em Luanda, controla quatro mil e 300 crianças com doenças de facilformação, informou quinta-feira a responsável da área, Cláudia Ambala.
Falando à ANGOP, avançou que a área de crianças nestas condições iniciou em 2005, adiantando que 25 novos casos são diagnosticados pela primeira vez diariamente, bem como efectuam o acompanhamento de rotina em 35 pacientes.
Claudia Ambala explicou que existem sinais para detectar doenças de celula de falciformação que passam por sintomas ou por teste de triagem neo-natal logo após o nascimento da criança.
O hospital Geral dos Cajueiros existe deste 27 de Julho de 1998, tem 317 camas, conta com 590 trabalhadores entre medicos, enfermeiros e pessoal de apoio.
Presta serviços nas áreas de Medicina, Pediatria, Genecologia, Obstetricia, Banco de Urgencia, Urologia, Cardiologia, Estomatologia, Nutrição, Tesiologia, Falciformação, Planeamento Familiar, HIV/Sida, Oftomologia, Raio X, Ecografia e PAV. PLA/ACS/PA