Menongue – Cento e 74 kits de medicamentos diversos foram entregues, esta quinta-feira, em Menongue, às unidades hospitalares dos nove municípios da província do Cuando Cubango, com vista a melhorar a assistência médica e medicamentosa à população.
O lote de fármacos, proveniente da Central de Compras e Aprovisionamento de Medicamentos e Meios Médicos (CECOMA), é composto por material de biossegurança, equipamentos e medicamentos para os cuidados primários de saúde.
Ao intervir no acto, o vice-governador para os serviços técnicos e infra-estruturas do Cuando Cubango, João Bonifácio Cassanga, referiu que a entrega dos medicamentos visa reforçar a capacidade de resposta dos hospitais para um atendimento adequado aos doentes.
Neste sentido, apelou ao uso correcto dos medicamentos, de modo a servir exclusivamente os destinatários.
“Aproveitamos a oportunidade para alertar que na eventualidade de algum gestor utilizar os fármacos de forma contrária sentirá a mão pesada das autoridades. Em muitos casos, os pacientes não têm capacidade financeira para comprar os medicamentos nas farmácias, por isso pretendemos ajudar a minimizar os custos”, sublinhou.
Com uma população estimada em mais de 700 mil habitantes, a província do Cuando Cubango, a segunda maior no país, com uma extensão territorial de 199.049 metros quadrados, conta com 116 unidades sanitárias. MSM/JSV