Huambo – A hemoterapia do Hospital Geral do Huambo (HGH) foi reforçada hoje com 130 bolsas de sangue doadas pela Brigada Jovens Solidários, para mitigar a carência deste líquido na maior unidade hospitalar da província.
O gesto solidário, realizado no âmbito do projecto da organização denominado “Huambo vermelho”, em parceria com o Conselho Provincial da Juventude, com contou o apoio da Associação dos Órfãos e Viúvas dos Antigos Militantes do MPLA, Polícia Nacional e da Igreja de Nosso Senhor Jesus Cristo no Mundo.
O coordenador da Brigada Jovens Solidários no Huambo, Maurício Candjondele, disse que a iniciativa visou contribuir na redução da escassez do sangue na maior unidade hospitalar da província, com vista a melhorar a assistência médica/medicamentosa dos doentes com necessidade transfusão.
Por sua vez, a supervisora provincial de sangue no Huambo, Mística Pintar, agradeceu a iniciativa, referindo que vai permitir, durante alguns dias, acudir as necessidades do hospital Geral do Huambo e de outras unidades hospitalares da província.
A responsável apelou as outras organizações e pessoas singulares no sentido de seguirem o mesmo exemplo, para mitigação da problemática da falta de doares voluntários nos hospitais, situação que tem comprometido a assistência médica/medicamentosa dos doentes com carência de hemo-transfusão.
Conforme Mística Pintar, o sangue de factores RH negativos são os mais raros e, concomitantemente, os mais solicitados nas unidades hospitalares, daí a necessidades dos cidadãos se identificarem com a causa, já que doar sangue significa necessariamente salvar vidas humanas.