Ondjiva - Habitantes da povoação de Tchindjumba, município da Cahama, província do Cunene, contam, desde hoje, sexta-feira, com um posto de saúde, com capacidade para seis camas.
O empreendimento foi reinaugurado depois das obras de reabilitação, com base no Programa Integrado de Desenvolvimento Local e Combate à Pobreza, com um custo de nove milhões e 100 mil kwanzas.
Conta com banco de urgência, duas enfermarias, consultório, sala de consulta externa, entre outras áreas.
O posto, reinaugurado pelo administrador municipal da Cahama, José Katiti, vai prestar serviços nas áreas de medicina geral, pediatria, obstetrícia e consulta pré-natal.
Na ocasião, o administrador referiu ser aposta do Executivo a expansão dos serviços de saúde em toda a circunscrição, para o atendimento célere e de forma humanizada à população.
Exortou a comunidade a desempenhar o papel de vigilante na prevenção do imóvel.
O soba de Tchindjumba, Benin Tchacundja, disse que o posto vai encurtar a distância que a população percorria até à sede da comuna de Otchinjau ou Ombwa para beneficiar de assistência sanitária.
O soba declarou que o posto vai também atender as comunidades de Tchindjumba, Tapaila, Tchiundje, Munana e Mavilahito, bem como a aproximação dos serviços de saúde a mais de quatro mil habitantes na comunidade.