Cangamba - Um novo Hospital Municipal de referência, com serviços especializados e tecnologia moderna, será construído mo município dos Luchazes, sudoeste do Luena (Moxico), para atender 20 mil habitantes locais.
Com os tradicionais serviços de medicina incluídos, o Hospital Municipal de referência poderá ser construído dentro de cinco anos para assistir os utentes nas especialidades de cirurgia, pediatria, obstetrícia e ginecologia.
O governador do Moxico, Ernesto Muangala, anunciou o facto durante uma visita de trabalho de dois dias que efectuou às “terras dos heróis de Cangamba”, admitindo que o actual hospital municipal já não oferece condições à essa dimensão, pois “se parece com um centro ou posto médico”.
Segundo o governador, o novo Hospital Municipal, a ser erguido na vila de Cangamba, sede municipal, terá condições para efectuar exames de radiologia e outras análises clínicas, além de casa mortuária com seis gavetas.
A futura unidade sanitária poderá minimizar a evacuação de doentes ao Luena, num percurso difícil de mais de 300 quilómetros.
Para se colmatar o défice actual, Muangala prometeu equipar com ambulâncias a actual unidade hospitalar e a uma secção de hemoterapia.
Por sua vez, a directora do gabinete municipal da Saúde dos Luchazes, Anabela Alves, está esperançosa no cumprimento da promessa para melhorar a assistência médica e medicamentosa.
O actual hospital interna 60 pacientes e diariamente assiste 60 putentes, cujas patologias mais frequente são malária, infecções respiratórias agudas e doenças diarreicas.
Luchazes é um dos nove municípios da província do Moxico, e está situado 347 quilómetros a sudoeste da cidade do Luena, possuindo mais de 20 mil habitantes, na sua maioria camponesa.