Luena – O governador da província do Moxico, Ernesto Muangala, desencorajou, nesta sexta-feira, atitude de algumas denominações religiosas que incentivam os pais e encarregados de educação a impedirem os seus filhos de serem vacinados contra a Pólio.
Ao falar no acto de abertura da III fase de vacinação contra a pólio, cuja cerimónia decorreu no Hospital Geral do Moxico (HGM), o governante reiterou a importância da vacina no crescimento saudável das crianças, incentivando a uma adesão massiva para o bem-estar dos menores.
“Os petizes são o futuro de Angola e elas devem estar saudáveis de modo a contribuírem para o progresso do país”, apelou o governador.
Ernesto Muangala disse que devem ser desencadeados todas as medidas para que o Moxico continue a se destacar entre as províncias com maior cobertura de vacinação contra a poliomielite.
Solicitou o engajamento das associações juvenis, igrejas, autoridades tradicionais e outras fracções da sociedade, no processo de sensibilização.
Por seu turno, o director do gabinete da Saúde no Moxico, Tiago Mário, reiterou que a província pretende vacinar 210 mil 371 crianças dos zero aos cinco anos de idade, numa cobertura de 95 por cento.
Nesta campanha, prosseguiu, estão envolvidas mil 722 pessoas, entre vacinadores, registadores, supervisores, motoristas, entre outros técnicos.
Na mesma ocasião, o governador provincial do Moxico procedeu a entrega de duas viaturas, de marca Land Cruiser, para reforço dos serviços de Hemodiálise do Hospital Geral do Moxico. LTY/TC/YD