Menongue – O Hospital-Geral do Cuando Cubango já reiniciou com os exames de Tomografia Axial Computorizada (TAC), dois anos depois, soube hoje a ANGOP.
Os exames recomeçaram na segunda-feira, depois de reparada a avaria nos equipamentos, que ficou orçado em mais de 30 milhões de kwanzas.
Com a paralisação deste serviço, dois mil e 881 pacientes ficaram privados desses exames e 260 doentes graves foram transferidos para as províncias do Bié, Huambo, Huíla e Luanda.
Em declarações à imprensa, o director do Hospital-Geral do Cuando Cubango, Fernando Cassanga, informou que foram ainda recuperados outros aparelhos, como de esterilização, raio-X e máquinas da fábrica de oxigénio.
Inaugurado em Agosto de 2017, esta unidade ainda regista a falta de médicos especializados em neurocirurgia, neurologia, anatomia patológica, maxilo-facial, urologia, nefrologia, dermatologia.
Conta actualmente com 38 médicos, 223 enfermeiros, 64 técnicos de diagnóstico e terapia e 83 funcionários de apoio hospitalar.ALK/JSV/PLB