Huambo – A secretária da UNITA na província do Huambo, Albertina Navita Ngolo, apelou hoje, segunda-feira, a necessidade da manutenção das medidas de prevenção e combate à Covid-19, alargando os postos de vacinação nas comunidades.
Segundo a dirigente, durante a tradicional cerimónia de cumprimentos de fim de ano, é importante que se estenda os postos de vacinação de todas as localidades, para evitar mortes pela pandemia, numa altura em o país regista a subida vertiginosa de casos.
Albertina Navita Ngolo apelou, igualmente, as famílias no sentido de mudarem de comportamento durante a passagem de ano, respeitando, deste modo, o Decreto Presidencial sobre a situação de Calamidade Pública, para travar o índice de contaminação.
A secretária da UNITA defende ainda a intensificação das campanhas de sensibilização e de educação sobre a Covid-19 nas escolas, mercados, fábricas, unidades militares e paragens de transportes públicos.
As autoridades sanitárias da província do Huambo vacinaram, até ao momento, 313.628 cidadãos, dos quais 158.191 já tomou a segunda dose.
O quadro epidemiológico desta região do país indica o registo de três mil e 391 casos, com 131 óbitos, três e 247 recuperados e 13 em tratamento institucional e domiciliar.