Saurimo – Quatrocentos e 60 reclusos do estabelecimento prisional do Luzia receberam hoje, sexta-feira, no município de Saurimo, província da Lunda Sul, a segunda dose da vacina "Astrazeneca".
Segundo o director do gabinete provincial da Saúde na Lunda Sul, Viegas de Almeida, disse que apenas recebem a segunda dose os reclusos que já apanharam a primeira, no mês de Junho do ano em curso.
Fez saber que os recém chegados a cadeia, num total de 53 reclusos entre condenados e detidos, vão receber a primeira dose da vacina nos próximos dias.
Por outro lado, Viegas de Almeida incentivou os cidadãos no sentido de aderirem em massa aos postos de vacinação criados nos quatro municipios de modos a se prevenirem da doença, bem como evitar a sua propagação na região.
Em relação aos fármacos, informou não existir ruptura de stock, mas apenas escassez de material de biossegurança.
Viegas de Almeida informou que a direcção da Saúde Pública em parceria com associações juvenis, organizações não governamentais têm realizado várias actividades de sensibilização sobre a prevenção e combate à Covid-19, nos locais públicos.
A província da Lunda Sul tem registado 505 casos positivos, dos quais 81 activos, 443 recuperados e oito óbitos.