Ondjiva – A Polícia Nacional, na província do Cunene, está a reforçar a sensibilização nas filas dos Multicaixas e à entrada dos bancos, para se cumprir o distanciamento físico, uma das medidas de prevenção contra à Covid-19.
A sensibilização visa consciencializar os cidadãos, que ficam agrupados nos Multicaixa, a respeitarem o distanciamento físico e usarem correctamente a máscara, para se protegerem do contágio da doença.
Actividades idênticas são realizadas em locais públicos, como paragens de táxis e mercados, principalmente os denominados "Alemanha" e "Oshomukuio", no sentido de despertar para a importância do cumprimento das normas do Decreto Presidencial sobre a Situação de Calamidade Pública.
Em declarações à ANGOP, o porta-voz em exercício do Comando Provincial da Polícia Nacional no Cunene, sub-inspector Ernesto Bartolomeu, disse que o objectivo é fiscalizar eventuais incumprimentos das medidas de prevenção e combate à Covid-19.
Fez saber que os agentes estão a actuar de maneira pedagógica, mas quando os incumpridores insistem são responsabilizados.
Ernesto Bartolomeu pediu maior envolvimento da sociedade na disseminação da mensagem às comunidades, sobre o perigo da doença, de modo a se evitar a sua propagação no seio das famílias.
Desde o início da pandemia, a província do Cunene contabiliza 289 casos confirmados, dos quais 253 recuperados, 28 activos e oito óbitos.