Luanda –As autoridades sanitárias angolanas anunciaram a vacinação de 1.492.548 de cidadãos na primeira fase, cujo processo iniciou-se em Março.
Dos vacinados, segundo a directora Nacional da Saúde Pública, Helga Freitas, 944.931 receberam a primeira dose e 547.617 a segunda.
A médica disse que o stock de vacinas da AstraZeneca foi utilizado na sua totalidade para a primeira e segunda doses aos utentes que tomaram a vacina antes do período de expiração, 24 de Junho.
Os que tomaram a vacina até 24 de Maio terão que aguardar pela comunicação sobre a segunda dose.
Em relação à vacina Sputnik, esclareceu que o período entre a primeira e a segunda doses é de três meses, reafirmando que o Ministério da Saúde (MINSA) comunicará a data do início da segunda dose.
Neste momento, adiantou, estão a ser administradas a segunda dose da vacina Sinopharm e, no sábado, 26, começará a ser administrada a segunda dose da vacina Pfizer.
Para o processo de vacinação, as autoridades criaram 175 postos, sendo 45 de alto rendimento e 130 equipas.
O plano nacional de vacinação prevê imunizar cerca de 54 por cento da população, um total de 16.823.284 indivíduos maiores de 16 anos, e reduzir a mortalidade, o aumento de casos de Covid-19 e permitir a retoma das actividades económicas e sociais.
Angola recebeu o primeiro lote de 624 mil vacinas da Astrazeneca/Oxford, da iniciativa Covax, a 2 de Março, e começou o processo de vacinação a 3 do mesmo mês.