Huambo – Duzentos e 33 pacientes com deformidade no pescoço, bucal e facial, na província do Huambo, melhoraram a sua auto-estima e sorriso, depois de serem submetidas, nos últimos sete dias, em cirurgias maxilo-facial, soube a ANGOP, esta segunda-feira.
A campanha, sob o lema “Facilita a minha vida”, uma iniciativa do Hospital Josina Machel de Luanda, em parceria com o gabinete local Saúde, decorreu de 30 de Agosto a 7 de Setembro, nos hospitais Geral do Huambo e Municipal do Ecunha.
Em declarações à imprensa, o responsável da campanha, Agnelo Lucamba, disse que foram operadas muitos doentes com tumor de glândula salivar, má-formação, de lábio leporino e outras congénitas ou adquiridas, que terão um dia-a-dia melhor na sociedade.
O médico cirurgião disse que foram atendidos 500 pacientes, dos quais 233 operados nos hospitais Geral do Huambo e Municipal do Ecunha, com uma equipa multidisciplinar de profissionais angolanos.
Emília Chocula, uma das beneficiárias da campanha, disse que a operação devolveu o sorriso no seu rosto e a auto-estima de continuar a viver.
Outra operada, Loide Capita disse que se sente melhor e que a cirurgia superou as suas expectativas.
A campanha contou com 14 profissionais multidisciplinares de Luanda e 10 do Huambo, entre médicos cirurgiões, anestesistas e enfermeiros.
Cirurgia maxilo-facial é uma especialidade odontológica que trata as doenças da cavidade bucal, face e pescoço, como traumatismos e deformidades faciais (congénitos ou adquiridos), traumas e deformações dos maxilares e da mandíbula.
Aberta em Julho último e o término previsto em Outubro próximo, a campanha abrange, inicialmente, as províncias de Luanda, Cunene, Moxico, Huambo, Huíla, Benguela e Uige. ZZN/JSV/ALH