Luena - As regiões dos Bundas e Luchazes, na província do Moxico, carecem de novas infraestruturas para albergarem os serviços dos hospitais municipais, com o intuito de melhorar a assistência médica e medicamentosa nestas circunscrição.
Face a carência de uma estrutura condigna, alguns serviços como a de bloco operatório é inexistente nestas regiões, obrigando a população a percorrerem longas distâncias até a sede da província (Luena), a procura de atendimento médico.
Em declarações à imprensa, no acto de recepção de novas ambulâncias ofertadas pelo ministério de tutela, o director local da saúde,Tiago Mário, reconheceu que as estruturas dos municípios dos Bundas e Luchazes são antigas, dificultando a implementação de alguns serviços.
Entretanto, disso que existe um projecto de construção de novos hospitais municipais durante o quinquênio 2022/2026, com vista à melhoria do atendimento médico na província.
Sobre as três ambulâncias recebidas, que serão destinadas aos municípios dos Bundas, Camanongue e Luchazes disse que vão auxiliar sobretudo na mobilidade de pacientes que precisam de cuidados especializados em hospitais de referência.
Por outro lado, disse que a situação epidemiológica na província é estável, mas é dominada por algumas doenças com destaque para a malária, doenças diarreicas agudas, doenças respiratórias agudas, tuberculose, HIV/Sida e as crônicas não transmissíveis como a hipertensão, diabetes e vários traumatismos, fruto de acidentes de viação.MT/TC/YD