Cairo – Uma delegação angolana, chefiada pelo secretário de Estado para a Saúde Pública, Carlos Alberto Pinto de Sousa, participa no Congresso Global sobre a População, Saúde e Desenvolvimento Humano, que decorre na cidade do Cairo (Egipto), soube a ANGOP.
De acordo com uma nota, Angola vai apresentar esta quarta-feira no evento a sua experiência em termos de capital humano no sector da saúde, assente na formação de quadros nos três níveis de atenção, designadamente o primário, secundário e terciário.
A delegação angolana ao congresso vai igualmente abordar os cuidados de saúde primários e o financiamento da saúde, métodos e formas de financiamento para a sustentabilidade dos serviços de saúde pública.
A decorrer até quinta-feira, a conferência foi aberta segunda-feira pelo Presidente do Egipto, Abdel-Fattah El-Sisi,
O certame visa, entre outros objectivos, obter uma compreensão mais profunda da população global e regional, identificar ligações accionáveis entre população, saúde e desenvolvimento sustentável, bem como promover a colaboração para enfrentar os desafios da população e da saúde.
De igual modo, o encontro destina-se a ampliar as melhores práticas e experiências no domínio da saúde da população e do desenvolvimento humano, desenvolver roteiros para capitalizar as oportunidades e enfrentar os desafios, defender a integração e a priorização de programas populacionais no desenvolvimento sustentável, além de identificar soluções e tecnologias inovadoras para a educação, saúde e bem-estar social.
Como perspectivas, a reunião internacional propõe-se elaborar uma agenda de compromissos comuns para melhorar a vida das pessoas, por via da promoção dos direitos humanos e da dignidade, prestar apoio ao planeamento familiar, saúde sexual e reprodutiva, promover a igualdade de género e de acesso à educação para as meninas, eliminar a violência contra as mulheres, além de promover a protecção do meio ambiente.
À margem do congresso, a missão angolana visitou terça-feira o Hospital Al Assema, uma unidade de referência que oferece assistência médica de primeira linha, com equipa especializada e tecnologia avançada de diferentes serviços.
Ainda terça-feira, o secretário de Estado para a Saúde Pública manteve um encontro de cortesia com o embaixador de Angola no Egipto, Nelson Cosme, que foi um dos convidados à cerimónia de abertura da conferência.MCN