Luanda - O adolescente, de 12 anos de idade, com um tumor raro na mandíbula, foi operado, com sucesso, no Hospital Josina Machel, em Luanda.
O adolescente Brazavile César, residente em Benguela, vivia com o tumor há vários anos, facto que o impediu de continuar a frequentar o ensino escolar.
O tumor de origem odontológica ocupava toda mandibula até ao ouvido e apresentava um crescimento exacerbado.
Nos vídeos o menino aparece ao lado da irmã mais velha, que após várias tentativas em busca de tratamento, inclusive tradicional, decidiu pedir ajuda nas redes sociais.
Segundo o especialista em cirurgia e traumatologia máxilo facial, Agnelo Lucamba, o referido tumor pesava cerca de três quilos e levou aproximadamente três horas para ser removido.
"Quando digo odontológico quer dizer que teve início na boca até aos dentes, fazendo-o perder uma parte do osso da mandibula", esclareceu o médico.
Adiantou ainda que o paciente foi considerado como polivalente, pois precisou do atendimento de mais de um especialistas, dentre eles o otorrino.
De acordo com Agnelo Lucamba, o seu quadro actual, após 72 horas, é bastante satisfatório, carecendo de uma supervisão regrada por parte dos especialistas envolvidos no caso.
"A sua previsão de alta vai depender da evolução clínica e em caso de boa recuperação dentro de sete a dez dias, Brazavile César vai voltar para casa", garantiu.
Fez saber que o paciente terá uma vida normal, apesar do seu aspecto e deformidade estar presente, podendo daqui a mais alguns anos ser necessária uma intervenção da parte estética para o seu melhoramento.
Afirmou que os tumores têm várias causas de aparecimento, uns conhecidos e outros ainda não, salientando que chegam a operar 20 a 30 casos de tumores mensalmente devido a disseminação de informação por parte da imprensa.
O tumor removido foi levado para a área de anatomia patológica para estudo e assim se obter o resultado se é maligno ou benigno.