Luanda – A Agência Angola Press (ANGOP) destacou, nas últimas 24 horas, entre outros, os seguintes assuntos:
Mercado de trabalho
O Chefe de Estado, João Lourenço, apelou, esta quarta-feira, os actores do sector petrolífero a prestarem uma especial atenção aos jovens recém-formados, criando condições para a sua inserção no mercado de trabalho.
De acordo com o Presidente, que discursava na V Conferência Exposição Petróleo e Gás, Angola continua aberta ao investimento privado nacional e estrangeiro, propondo termos e condições contratuais e fiscais justos, com vantagens para todos os que pretendem investir no país.
Economia digital
O ministro das telecomunicações e tecnologia de informação e comunicação social, Mário Oliveira, informou esta terça-feira, que está a trabalhar com a Huawei num projecto piloto que visa a implementação do desenvolvimento e transformação da dirigida às comunidades locais, sobretudo nas áreas mais recônditas do país.
Segundo o governante do MINTTICS, o pacote de soluções digitais incorpora infraestruturas digitais, energias renováveis e telefones digitais de baixa renda.
Gás Natural
O Presidente da República, João Lourenço, informou, esta quarta-feira, em Luanda, que está em fase de conclusão o Plano Director do Gás Natural, que deverá definir as bases para alavancar o potencial deste recurso num horizonte temporal de trinta anos.
De acordo com o Chefe de Estado, que discursava na V Conferência Exposição Petróleo e Gás, o referido plano vai garantir a criação de emprego e a geração de receitas para o estado, contribuindo para o desenvolvimento socioeconómico do país.
Economia
O ministro de Estado para a Coordenação da Economia, José de Lima Massano, reafirmou a disponibilidade contínua do Governo para dialogar com o sector bancário, visando encontrar soluções e oportunidades que impulsionem a economia do país.
O governante fez este pronunciamento, esta quarta-feira, durante uma reunião com os presidentes dos conselhos executivos dos bancos comerciais, destacando que o crédito ao sector privado tem vindo a impactar positivamente sobre o crescimento económico.
Acordo
O Governo angolano e da República Democrática do Congo (RDC) assinaram, esta quarta-feira, em Luanda, uma adenda ao acordo de governança e gestão da Zona Marítima de Interesse Comum (ZIC), localizada a Sul do Bloco 14 e Norte dos blocos 1, 15 e 31 das concessões petrolíferas entre os dois países.
O respectivo memorando, que permite a exploração de petróleo na zona comum, foi assinado pelo ministro dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás, Diamantino Azevedo, e pelo ministro dos Hidrocarbonetos da RDC, Aimé Molendo, no quadro da 5ª Conferência e Exposição Internacional Angola Oil & Gas 2024, que decorre nos dias 2 e 3 deste mês, em Luanda.
Satélite
O Governo angolano projecta o lançamento, em 34 meses, do primeiro satélite de observação da terra, informou nesta quarta-feira, em Luanda, o director-geral do Gabinete de Gestão Espacial Nacional (GGPEN), Zolana João.
A informação foi partilhada, durante a 32ª sessão temática “Comunicar Melhor”, programa implementado pelo Ministério das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação Social (MINTTICS), no âmbito das actividades da “Semana Mundial Espacial”, a ser realizada de 4 a 10 de Outubro do ano em curso.
Ciberespaço
O presidente da empresa italiana Grupo Leonardo S.P.A, Stefano Pontecorvo, manifestou hoje, quarta-feira, em Luanda, a vontade de expandir a cooperação com Angola nas áreas de espaço e ciberespaço.
A intenção foi manifestada pelo líder empresarial após uma audiência que lhe foi concedida pelo Chefe de Estado angolano, João Lourenço, com quem abordou aspectos ligados à cooperação com um dos maiores conglomerados industriais da Itália e uma das principais empresas mundiais nos sectores aeroespacial, defesa e segurança, fundada em 1948.
Bolsas de Estudo
O embaixador do Reino Unido em Angola, Roger Stringer Bem, vai apresentar, quinta-feira, 03, na província do Uíge, o Programa de Bolsas de Estudo “Chevening” aos estudantes do Instituto Superior de Ciências da Educação (ISCED ) local.
Em declarações à imprensa, esta quarta-feira, depois do encontro de cortesia com o governador provincial do Uíge, José Carvalho da Rocha, o diplomata disse tratar-se de bolsas de estudo para frequentar pós-graduação e mestrado no Reino Unido, destinados aos estudantes do ISCED-Uíge.
BNA
O Presidente da República, João Lourenço, nomeou, esta quarta-feira, Domingos Pedro, para o cargo de vice-governador do Banco Nacional de Angola.
Num outro decreto, o Chefe de Estado dá por findo o mandato de Pedro Rodrigo Gonçalves de Castro e Silva, do cargo de vice-governador do Banco Nacional de Angola
Sudão
O Governo angolano saudou a criação do Comité Presidencial Ad-Hoc da União Africana sobre a Crise no Sudão, encorajando as partes a participar na reunião prevista para este mês, em Kampala, Uganda.
Num comunicado tornado público esta quarta-feira, Angola refere que tem vindo a acompanhar com grande inquietação a continuação do conflito militar no Sudão, que eclodiu a 7 de Abril de 2023.
Eleições
O Presidente da Comissão Nacional Eleitoral de Angola (CNE), Manuel Pereira da Silva, chefia uma Missão de Observação do Fórum das Comissões Eleitorais dos países da Comunidade para o Desenvolvimento da África Austral (ECF-SADC), para acompanhar as eleições gerais em Moçambique, a 9 de Outubro.
A missão do ECF-SADC, que se encontra neste país do Índico desde o dia um do corrente mês, permanecerá em Moçambique até ao dia 13, com o objectivo de observar as Eleições Legislativas e Presidenciais neste país.
Eleição
O Juiz de direito do Tribunal Supremo, Diogo Gomes, foi eleito, esta quarta-feira, membro ordinário da Comissão Executiva da Associação de Administradores Judiciais da África Austral e Oriental (SEAJAA), para um mandato de dois anos.
A eleição aconteceu no quadro da Assembleia Geral da SEAJAA que decorre em Kampala, República do Uganda, mediante proposta dos representantes de Moçambique e Ilhas Seicheles.
Jornalismo
O partido UNITA augura que a eleição de Pedro Miguel, como secretário-geral do Sindicato dos Jornalistas Angolanos (SJA), concorra para uma imprensa verdadeiramente livre, isenta e digna, nos marcos da profissão e em prol de um Estado Democrático e de Direito.
Em nota de imprensa a que a ANGOP teve acesso, hoje, o partido augura ainda que, com esta eleição, a classe se sinta bem representada e protegida nos seus interesses.
Línguas nacionais
A Academia Angolana de Letras (AAL) defendeu hoje, em Luanda, a introdução das línguas nacionais, tal como a língua portuguesa, no sistema angolano de ensino.
Em entrevista à ANGOP, a ser publicada em breve, o presidente da academia, Paulo de Carvalho, lamentou o facto de passados cerca de 50 anos da proclamação da independência, quase nada se fez para mudar o quadro, apesar dos muitos apelos.
Memorando
O embaixador da Sérvia em Angola, Milos Perisic, informou esta quarta-feira, em Luanda, que o seu país pretende assinar um memorando de entendimento com a Agência Angola Press (ANGOP).
Segundo o diplomata, que falava no final de uma visita à sede da ANGOP, em Luanda, o memorando visa, essencialmente, aumentar o fluxo de informações sobre os dois países e garantir maior aproximação entre os respectivos povos.
NBA
O angolano Bruno Fernando manter-se-á no Toronto Raptors e assinará um contrato assim que a nova época da NBA começar, reforçando a sua permanência na equipa até 2025.
O poste angolano tinha assinado um contrato não garantido com a colectividade do Canadá que valia apenas para o training camp. ADR