Malanje- O vice-prefeito de Hampton (Virgínia, Estados Unidos da América), James Gray, trabalha desde quarta-feira, nesta província, para a preparação da cerimónia de celebração do acordo de geminação entre as cidades de Malanje e Hampton, que acontece em Agosto deste ano.
A deslocação de James Gray à Malanje, na companhia de membros da família Tucker e representantes da Sister Cities International-Hampton surge em função de um convite feito pelo governo de Malanje, aquando da realização no dia 30 de Maio deste ano, da primeira Cimeira Internacional sobre Cidades Geminadas que decorreu em San Antonio, Texas (Estados Unidos da América).
Durante o encontro com a delegação norte americana, o governador provincial, Marcos Nhunga, mostrou-se satisfeito pela contribuição da família Tucker (descendentes de primeiros escravos angolanos levados para os EUA) no processo de geminação das cidades, que trará muitos investidores à Malanje.
Em breve apresentação sobre as potencialidades de Malanje, o governante disse que a região forte no turismo, mineração, agro-pecuária e outras, que carecem de investimentos, sendo que a cooperação entre as cidades contribuirá na revitalização destes segmentos.
Precisou que a província conta com uma rica flora e fauna, milhares de hectares de terras aráveis para a produção de algodão, proteína animal, grãos e cereais e água em abundância, assim como detém reservas para a exploração de diamantes, ouro, ferro, manganês, cobre, ferro, e outros minerais.
Apontou as diversas áreas turísticas que a província possui e que necessitam de infra-estruturas hoteleiras, restauração e lazer, para permitir a realização do turismo natural, histórico, cultural e religioso.
Na ocasião, o vice-prefeito, James Gray, reconheceu igualmente o empenho da família Tucker neste processo, tendo apontado a cidade de Malanje como a quinta a ser geminada num percurso de 403 anos da fundação de Hampton.
Disse que Hampton está comprometida em estabelecer este acordo, tendo em conta os benefícios para as duas cidades.
Família Tucker trampolim para estimular investimento em Calandula
Os descendentes dos primeiros escravos angolanos em solo americano escalaram, uma vez mais, o município de Calandula, com vista a estabelecer contactos que possam viabilizar a presença de investidores daquele país na circunscrição.
Membros da referida família e responsáveis do Instituto de Fomento Turístico de Angola (INFOTUR) mantiveram um encontro com as autoridades locais na quarta-feira, 26, tendo sido destacado o potencial da região.
As autoridades administrativas do município destacaram a grande aposta do Executivo no reforço da atracção de investidores, uma premissa que pode contribuir para a arrecadação de mais receitas para os cofres do Estado. PBC