Camacupa - O vigário paroquial da comunidade Católica, no município de Camacupa, Padre Fernando Kossengue, pediu uma participação activa dos cidadãos no censo e respeito para com os recenseadores, dando informações credíveis para o bem de todos.
Em declarações hoje, sábado, à imprensa, o religioso destacou a importância do país voltar realizar o Censo, passados 10 anos, para se aferir o número real de habitantes, saber o lugar e como vivem, disse ser “indispensável” a colaboração de todas as forças vivas, em especial da população.
O Pastor da Igreja Evangélica Congregacional (IECA), Daniel Chilingutila, considera importante a efectivação do processo censitário. “A população deve colaborar em todo o processo, para que os recenseadores tenham dados fiáveis, dados esses que vão despertar o executivo, que investimento fazer de acordo as necessidades de área de cada comunidade”, assinalou.
Na mesma linha de pensamento, o pastor da Igreja Apostólica Americana, Artur Clemente, frisou que o êxito do Censo Geral da População e Habitação-2024, que inicia no dia 19 de Setembro, vai somente beneficiar a população, por isso, é necessário fornecer informações verdadeiras aos recenseadores.
No Censo Geral da População e Habitação-2014, decorrido de 16 a 31 de Maio, na província do Bié havia sido contabilizados um milhão, 654 mil, 744 habitantes. BAN/MS