Luanda - A Presidente da Assembleia Nacional, Carolina Cerqueira, destacou, quarta-feira, o papel do Núncio Apostólico Dom Giovanni Gaspari, no reforço das relações de cooperação e de amizade entre o parlamento angolano e o Vaticano a bem de todos os angolanos.
Em mensagem enviada ao Núncio Apostólico, que se despediu da comunidade católica, numa cerimónia religiosa na Igreja da Sagrada Família, em Luanda, Carolina Cerqueira destacou a contribuição de Dom Giovanni Gaspari através das mensagens de incentivo para a continuação da acção a favor da paz, da justiça e da prosperidade de Angola.
“A sua humildade e profissão de fé dedicada junto das populações mais vulneráveis, sobretudo nos difíceis anos da pandemia do COVID-19, deixam marcas indeléveis de esperança, de conforto e de fé nas populações angolanas”, frisou a líder do parlamento angolano.
Carolina Cerqueira parabenizou Dom Giovanni Gaspari, desejando os melhores votos para as novas funções que lhe foram atribuídas como representante da Santa Sé na Coreia do Sul e na Mongólia.
A missa de despedida contou com as presenças da Vice-Presidente da República, Esperança da Costa, da Presidente da AN, Carolina Cerqueira, deputados, corpo diplomático, bispos da CEAST, além de católicos da Diocese de Luanda.
Nascido em 1963, Dom Giovanni Gaspari, natural de Abruzzo (Itália), é sacerdote desde 1987.
Formou-se em Direito Canónico e obteve uma licenciatura em Teologia Moral.
Ingressou para o serviço diplomático da Santa Sé em 2001 e serviu missões diplomáticas pontifícias no Irão, Albânia, México, Lituânia e, em seguida, trabalhou durante um período na Secretaria de Estado, na Secção para as Relações com os Estados.
Em Setembro de 2020, o Papa Francisco enviou-o como núncio para Angola e São Tomé e Príncipe, elevando-o à dignidade de arcebispo. ART