Luanda - O Presidente da República, João Lourenço, promoveu e exonerou, esta sexta-feira, oficiais generais, almirantes e superiores, bem como licenciou outros à reforma.
Em decreto presidencial, foram exonerados o tenente-general Eugénio Figueiredo do cargo de comandante do Instituto Superior do Exército, e o tenente-general Alcibíades Miltinho Ulo Chindombe do cargo de chefe adjunto da Direcção Principal para a Preparação de Tropas e Ensino.
Cessaram as funções, o vice-almirante João Pedro Adão Cambole, do cargo de comandante da Esquadra Naval, o brigadeiro Avelino Sambo, do cargo de chefe do estado-maior da Região Militar Cabinda, o brigadeiro Mateus Simão João da Silva, do cargo de chefe da Direcção de Preparação Combativa e Ensino da Força Aérea Nacional.
A lista de exonerações inscreve o brigadeiro Sebastião Alberto, do cargo de chefe da Direcção de Defesa Anti-Aérea da Força Aérea Nacional, o brigadeiro Rufino Avelino Miguel, do cargo de director do Gabinete de Informação e Análise do Serviço de Inteligência e de Segurança Militar, e do contra-Almirante José Manuel Gonçalves de Carvalho, do cargo de chefe da Direcção de Operações da Marinha de Guerra angolana.
Nomeações
Noutro decreto, o Comandante-em-Chefe das Forças Armadas Angolanas nomeou o tenente-general Avelino Sambo para o cargo de comandante da Região Militar Nordeste, o tenente-general Eugênio Figueiredo para o cargo de comandante da Região Militar Médio Cuanza, o tenente-general Mateus Simão João da Silva para o cargo de chefe da Direcção Principal de Preparação de Tropas e Ensino do Estado-Maior General das FAA.
Nomeou igualmente o vice-almirante João Pedro Adão Cambole para o cargo de comandante da Região Naval Centro, o vice-almirante José Manuel Gonçalves de Carvalho para o cargo de Comandante da Região Naval Sul, e o brigadeiro Fernando Mota Valente para o cargo de comandante Adjunto para Educação Patriótica da Região Militar Leste.
O brigadeiro Francisco Joaquim António ocupa o cargo de chefe da Direcção de Armamento e Técnica da Força Aérea Nacional, o brigadeiro Joaquim Albino Dias de comandante da Brigada Aérea de Vigilância e Patrulhamento da Força Aérea Nacional, enquanto o brigadeiro José Pedro exerce as funções de chefe da Direcção de Defesa Anti-Aérea da Força Aérea Nacional.
Entre os nomeados, estão também o brigadeiro Júlio Afonso para o cargo de Chefe do Estado-Maior da Região Militar Médio Cuanza, e o brigadeiro Miguel Casimiro Madia Kanga para o cargo de Comandante da 10- Brigada de Infantaria Motorizada da Região Militar Cabinda.
O brigadeiro Sebastião Alberto foi nomeado para o cargo de Conselheiro do comandante da Força Aérea Nacional, ao passo que o contra-almirante Cornélio Tomás Feliciano foi indicado para o cargo de chefe da Direcção de Pessoal e Quadros da Marinha de Guerra Angolana.
O Presidente da República decretou a nomeação do brigadeiro Deolindo Quipungo, para o cargo de director do Gabinete de Informação e Análise do Serviço de Inteligência e Segurança Militar.
Por outro lado, transitam para a condição de Inactividade Temporária, por ordem do Comandante-em-Chefe das Forças Armadas, o tenente-general, Alcibíades Miltinho Ulo Chindombe, por razões judiciais, e o brigadeiro, Rufino Avelino Miguel, por Saúde.
Promoções
Em outros actos, o Presidente da República promoveu ao posto de tenente-general, o brigadeiro Avelino Sambo e o brigadeiro Mateus Simão João da Silva.
Ao posto de vice-almirante foi promovido o contra-Almirante José Manuel Gonçalves de Carvalho, enquanto ao posto brigadeiro os coronéis Deolindo Quipungo, Fernando Mota Valente, Francisco Joaquim António, Joaquim Albino Dias, José Pedro, Júlio Afonso e Miguel Casimiro Madia Kanga.
Ao posto de Contra-Almirante foi promovido o Capitão-de-Mare-Guerra, Cornélio Tomás Feliciano.
Reformados
São licenciados do Serviço Militar Activo à Reforma por limite de idade, o general Adão Adriano António, os tenente-generais António Gonçalves de Carvalho Leitão Ribeiro, Samuel Zinga Emília, Fernando Sengani Suadi, José Santos Paulino, Lopes Luis, Humberto Gonçalves de Freitas, Jonatão Augusto Morais,Tomás Felgueira Neto, bem como vice-almirante Silva Dala.
Por limite de idade passaram igualmente à reforma os brigadeiros Adriano Correia Vicente Nunes, António Joaquim Neto João, António Manuel Aprel, Carlos Alberto Roque, Eurico Adolossi Sandongo.
Foram ainda abrangidos, os brigadeiros João Alfredo Ferreira da Costa, João Armando da Conceição Moutinho Pinto, Joaquim Emanuel Filipe, José António Calala, Manuel Luís, Miguel Francisco, Osório Pedro Cavita, Victor Pedro Manuel Muzoi e o contra-almirante Narciso Faztudo Júnior.ART