Uíge - As obras de construção do estádio de futebol do Quilomosso, iniciadas em Março de 2023, nos arredores da cidade do Uíge, estão a 48 por cento de execução física.
Essa informação foi prestada hoje, sexta-feira, pelo fiscal da obra, Agamenom Cutocama, durante uma visita que o primeiro secretário nacional da JMPLA, Justino Capapinha, efectuou à infra-estrutura, para constatar o ritmo dos trabalhos.
Neste momento, estão em curso os trabalhos de alvenaria, instalação de condutas, ladrilhos, drenagem, entre outras obras.
Explicou que a conclusão dos trabalhos está prevista para o mês de Novembro deste ano."Apesar das chuvas, estamos a um bom ritmo daquilo que é a nossa previsão para a entrega da obra", disse.
A infra-estrutura desportiva, orçada em mais de 38 milhões de dólares, tem uma capacidade para acomodar dez mil pessoas.
Com duas bancadas localizadas a leste e oeste, o novo estádio de futebol do Uíge está a ser erguido numa área de dez hectares.
O estádio será classificado pela UEFA na categoria IV para o futebol e pela IAAF, na categoria três para o atletismo.
O campo de futebol vai contar, igualmente, com uma pista de atletismo e um pavimento de alto desempenho em tartan.
A cidade do Uíge conta actualmente com dois estádios de futebol, nomeadamente, o 04 de Janeiro e o Futebol Clube do Uíge, construídos na era colonial.
Durante a visita, Justino Capapinha percorreu a infra-estrutura desportiva e recebeu informação detalhada sobre a execução dos trabalhos.
Com o mesmo propósito, o primeiro Secretário Nacional da JMPLA, inteirou-se, igualmente, das obras de construção do novo Hospital Geral do Uíge, que está a ser erguido também zona do Quilomosso.
Em relação às infra-estruturas visitadas, Justino Capapinha disse estar satisfeito com o ritmo de execução física e financeira das duas infra-estruturas visitadas.
Referiu que o novo estádio de futebol e o HGU vão beneficiar a população local e melhorar os serviços primários de saúde. NM/JAR