Huambo – O Comité do MPLA no município do Huambo capacitou, este sábado, os dirigentes e quadros em matérias sobre a ética e a integridade no serviço público, para promover as boas práticas na administração pública.
O seminário, que contou com a participação de pelo menos 100 membros do partido, foi organizado pela Comissão de Disciplina, Ética e Auditoria (CDEA).
Os participantes abordaram temas como os fundamentos da ética e da integridade, como factor de geração de valores comportamentais, a importância da integridade e do compromisso ética no desempenho de funções públicas e a ética e a integridade na formação e execução dos contratos públicos.
De igual modo, reforçaram as competências sobre os principais instrumentos regulares e de controlo, relativos à ética e à integridade em Angola, a ética na gestão pública: uma abordagem global da legislação angolana e o contributo de acções inspectivas como guardião das boas práticas de gestão.
Ao intervir no acto, o coordenador da CDEA do Comité do MPLA no município do Huambo, Teodoro Taiengo, disse que o seminário visou, entre outros, promover uma discussão e reflexão sobre a relevância da ética e da integridade no serviço público, com base no desempenho da missão e no contributo para a moralização da sociedade.
Teodoro Taiengo explicou que o evento aprofundou os conhecimentos sobre os fundamentos éticos de boa conduta e de integridade, enquanto valores e normas que norteiam a actuação dos militantes dentro e fora do partido, enquadrado no programa anual de formação de responsáveis do MPLA.
Disse que os temas abordados se relacionam com as suposições que o MPLA defende para o desenvolvimento social e económico do país, principalmente, na continuidade da luta contra a corrupção, nepotismo, bajulação e outras formas prejudiciais às acções do Governo, focado na satisfação da população. JSV/ALH