Luena - Militantes do MPLA na província do Moxico reiteram, esta sexta-feira, que a nova Divisão Político-Administrativa DPA), a ser implementada a partir de Janeiro próximo, poderá dinamizar a governação do país, por via da proximidade dos serviços sociais à população.
Dada a extensão territórial da província do Moxico, o MPLA entende que com surgimento de mais comunas e municípios e vai dar oprotunidade de melhorar a ação governativa do executivo angolano.
Em declarações à imprensa, no final de uma marcha "de apoio à liderança do partido e implementação da nova DPA, Para o primeiro secretário municpal do MPLA no Moxico, Sérgio Wassamba Capitão, assegurou que os militantes desta formação política comprometidos e preparados para esta nova realidade social que o país começa a viver em Janeiro próximo.
A marcha que percorreu várias artérias da cidade do Luena, juntou centenas de militantes que manifestaram o apoio incondicional à liderança do presidente do partido, João Lourenço.
A Nova divisão politico-administrativa vai elevar para 21 o número de províncias no país, contra as actuais 18, resultado da divisão das províncias do Moxico e Cuando Cubango e Luanda
Moxico-Leste e Cuando, bem como Icolo e Bengo serão as novas províncias do país.
A província do Moxico é actualmente a maior do país, contando com 223.023 km2 e nove municipios.TC/YD