Cazenga – Pelo menos 150 gestores do município do Cazenga participaram, esta sexta-feira, em Luanda, num seminário sobre ética na administração pública, com o intuito de adquirirem conhecimentos sobre a relevância de uma gestão pública ética, transparente e em conformidade com a Constituição e as leis do país.
No evento, organizado pela delegação provincial de Luanda da Inspecção Geral da Administração do Estado (IGAE), participaram administradores dos distritos urbanos, directores de gabinete, chefes de secção e técnicos de vários departamentos da administração municipal.
Na ocasião, a delegada provincial de Luanda do IGAE, Maria de Lemos, disse que o principal objectivo da formação foi de potenciar os funcionários públicos de matérias relacionadas com a ética e deontologia, no intuito de melhorar o atendimento ao cidadão.
A responsável destacou ainda a importância da capacitação contínua dos profissionais nestas matérias, frisando que a não observância dessas normas pode acarretar responsabilidades civis e criminais para os envolvidos.
Por seu turno, o administrador municipal adjunto para área Política e Social do Cazenga, Constantino de Almeida, referiu que a realização do seminário permitiu aos funcionários receberem e aprimoraram ferramenta que os vai ajudar na melhoria do atendimento aos munícipes.
Durante o seminário, os participantes abordaram temas como os princípios fundamentais da ética na administração pública, destacando as normas que devem orientar a conduta dos servidores públicos.
Foi também debatido as condutas éticas essenciais para os agentes públicos, como a relação do agente púbico e o utente, bem como o relacionamento dos profissionais entre si e com a sociedade.
O município do Cazenga possui uma extensão territorial de 42,2 km. Está delimitado, a Norte, pelo município de Cacuaco, a Sul, Kilamba Kiaxi, a Leste, Viana e a Oeste, Luanda. É constituído por seis distritos urbanos, Hoji Ya Henda, Tala Hady, Cazenga Popular, 11 de Novembro, Kima Kieza e o Kalawenda. KAM/ACS/SC