Mona Quimbundo – A elevação da comuna do Xassengue à município vai proporcionar maior desenvolvimento, devido a independência financeira e desconcentração dos mais variados serviços administrativos, afirmou nesta quinta-feira, na província da Lunda Sul, o administrador Domingos Manuel.
Segundo o responsável, que administra a comuna do Xassengue, no município de Cacolo, província da Lunda Sul, a elevação da categoria vai permitir a construção de residências, escolas, hospitais, mercados e a melhoria do fornecimento de água e de energia eléctrica.
Falando à ANGOP sobre a possibilidade de elevação das comunas e distritos à categoria de município, cuja proposta de divisão política administrativa está em análise pelo Executivo, o responsável apontou ainda como vantagem a possibilidade de requalificação das estradas.
Para si, a elevação propiciará ainda criação de condições dignas e a captação de investidores privados.
Louvou a iniciativa do Executivo que, em caso de materialização, permitirá também uma maior arrecadação de receitas localmente, devido aos sectores diamantíferos, recursos hídricos, florestas e da agricultura.
Sobre a comuna de Xassengue, o administrador informou que, nos últimos cinco anos, muita coisa foi feita, dando como exemplo a construção de escolas.
A comuna do Xassengue conta com dois mil 897 habitantes, distribuídos em sete aldeias.