Huambo – Cento e 14 formadores de membros das mesas de assembleia de voto, iniciaram hoje, segunda-feira, na província do Huambo, um processo de capacitação sobre metodologias de organização e coordenação do escrutínio eleitoral.
Com término previsto para sexta-feira, a formação, que decorre no quadro dos preparativos das eleições gerais de 24 de Agosto próximo, visa capacitar os formandos em matérias sobre o “Preenchimento das actas sínteses”, “Manuseamento dos Kits” e “Apuramento dos resultados”.
Na abertura, o presidente interino da Comissão Municipal Eleitoral do Huambo, António do Amaral, exortou os formandos a encararem os conteúdos com responsabilidade, tendo em conta a “sensibilidade” do processo eleitoral.
Apelou aos membros das mesas de assembleia de voto a olhar para a formação com civismo e idoneidade moral, para uma actuação transparente, patriótica e responsável.
A província do Huambo, com um milhão, 103 mil 828 eleitores, tem disponíveis mil 973 mesas de voto, bem como mil e 15 assembleias que aguardam pela sua sinalização.
As eleições deste ano, que terão pela primeira vez a participação dos angolanos na diáspora, são as quintas da história de Angola, depois das de 1992, 2008, 2012 e 2017.
São esperados 14,399 milhões eleitores, dos quais 22.560 no estrangeiro.
A votação no exterior terá lugar em 12 países e 25 cidades, tais como África do Sul (Pretória, Cidade do Cabo e Joanesburgo), Namíbia (Windhoek, Oshakati e Rundu) e República Democrática do Congo (Kinshasa, Lubumbashi e Matadi).