Luanda – A Comissão Nacional Eleitoral (CNE) definiu as cidades de Brasília, São Paulo e Rio de Janeiro para a montagem de assembleias e mesas de voto, no Brasil, no quadro das eleições gerais de 24 de Agosto.
Para o efeito, estão cadastrados 1662 votantes, sendo que 1181 estão em São Paulo, cidade que contará com 02 mesas de votos.
Na cidade do Rio de Janeiro estão 311 e 01 mesa de voto, enquanto 170 estão localizados em Brasília, onde será montada uma 01 mesa de voto.
Conforme Hernany Mateus de Sousa, num país democrático como Angola, as eleições são de extrema importância e o poder de voto apresenta-se como um verdadeiro acto de cidadania.
“Estou feliz pela possibilidade de poder votar na diáspora e espero que as eleições sejam seguras, tranquilas e que corra tudo bem e que todos exerçam o seu poder de voto”, assevera.
Para as eleições de 2022, os membros de comunidade angolana residente no Brasil aguarda com expectativa o momento certo.
Petra Percheiro, uma entre os vários cidadãos angolanos cadastrados para votar, manifesta o desejo de que tudo corra bem, que vença o melhor e quem for assumir as novas responsabilidades que resolva os problemas do povo, saneamento básico, saúde, alimentação.
“Tem que se louvar a Comissão Nacional Eleitoral por criar condições para que angolanos possam votar fora de Angola. Garantindo assim a democracia do país, levando a todos a responsabilidade da mudança eleitoral”, frisou.
As eleições deste ano, que terão, pela primeira vez, a participação dos angolanos na diáspora, são as quintas da história de Angola, estando habilitados a votar 14 milhões 399 mil eleitores, 22 mil 560 dos quais no estrangeiro.