Dundo – Vinte e dois formadores de membros futuras assembleias de voto na província da Lunda Norte, começaram a ser formados hoje, segunda-feira, no município do Chitato, tendo em vista as eleições gerais de 24 de Agosto.
Durante cinco dias, os formadores vão aprender sobre constituição e composição da assembleia e mesa de voto, tarefas ligadas aos agentes, entrega do material, identificação e composição dos quites eleitorais, boletins de voto, entre outros temas.
Na abertura da formação, o comissário da Comissão Provincial Eleitoral, Marcolino Cassinda, apelou aos formandos, no sentido de aproveitarem ao máximo os conhecimentos a serem transmitidos, tendo em conta a importância e o papel dos agentes e/ou membros da assembleia de voto no processo eleitoral.
Informou que na próxima semana, começa nos municípios, a formação de formadores locais para a formação de membros das assembleias municipais de voto.
Para as eleições de 24 de Agosto, são esperados perto de 14,399 milhões de eleitores dos quais 22.560 no estrangeiro, onde o voto acontece pela primeira vez na história do país.
A votação no exterior terá lugar em 12 países e 25 cidades tais como África do Sul (Pretória, Cidade do Cabo e Joanesburgo), Namíbia (Windhoek, Oshakati e Rundu) e República Democrática do Congo (Kinshasa, Lubumbashi e Matadi).
Ainda no continente africano, poderão votar os angolanos residentes no Congo (Brazzaville, Dolisie e Ponta Negra) e na Zâmbia (Lusaka, Mongu, Solwezi).
Fora do continente, o voto estará aberto à diáspora angolana no Brasil (Rio de Janeiro, Brasília e São Paulo), na Alemanha (Berlim), na Bélgica (Bruxelas), em França (Paris), no Reino Unido (Londres), em Portugal (Lisboa, Porto) e nos Países Baixos (Roterdão).