Mbanza Kongo – Cento e 31 agentes, subchefes e oficiais do Departamento de Investigação de Ilícitos Penais (DIIP), na província do Zaire, participam desde esta quarta-feira, em Mbanza Kongo, numa acção de capacitação sobre técnicas e tácticas de investigação criminal.
Promovido pelo Comando Provincial do Zaire da Polícia Nacional, o seminário tem como prelectores magistrados judiciais e do Ministério Público, especialistas dos Serviços de Investigação Criminal (SIC), de Inteligência e Segurança do Estado (SINSE) e da Polícia Nacional.
Durante 30 dias serão ministrados temas relacionados com a formação jurídico-penal, investigação criminal, Instrução processual, criminalística, medicina legal, ética e deontologia policial.
A acção formativa tem, entre outros propósitos, munir os participantes de conhecimentos que lhes permitam dominar os métodos de actuação, investigação de ilícitos penais e aplicação do Direito Penal.
Na abertura do seminário, o comandante provincial em exercício da Polícia Nacional no Zaire, subcomissário Augusto Viana, disse esperar que com esta acção formativa os efectivos do DIIP desenvolvam, no futuro, a sua missão com mais audácia e prontidão.
Conforme ainda o oficial, actualmente, o Governo angolano, através do Ministério do Interior, privilegia as competências profissionais dos quadros, para que, cada um na sua área de actuação, desempenhe a sua missão com zelo e dedicação.
A Direcção de Investigação de Ilícitos Penais (DIIP), é um órgão da Polícia Nacional vocacionado para coadjuvar as autoridades na administração da justiça penal em matéria da gestão, coordenação, fiscalização da actividade de investigação criminal e instrução processual. DA/JL