Caxito – O director do Serviço Penitenciário no Bengo, comissário-prisional, Manuel Maria Tavares Culeca, destacou hoje, segunda-feira, no Dande, os ganhos alcançados no domínio da humanização, reabilitação e reintegração social dos reclusos.
Ao intervir na cadeia do Caboxa, por ocasião do 44º aniversário do Serviço Penitenciário, o responsável afirmou que as transformações que se verificam em todo o mundo, também se repercutiram na área prisional com dinâmicas que apontam para a melhoria substancial do processo reabilitativo.
Enalteceu os esforços empreendidos diariamente pelos efectivos do Serviço Penitenciário nas tarefas que são incumbidas pela prontidão operativa.
Por sua vez, o comissário-bombeiro, Faustino Camões, em representação do delegado provincial do MININT, exortou os efectivos da penitenciária a apostarem na formação contínua e na investigação para fazer face aos novos desafios.
Reconheceu a necessidade de melhorias das condições laborais e acomodação dos efectivos e reclusos, adiantando que o Ministério do Interior tem estado a trabalhar para tal.
No âmbito do Março Mulher felicitou as senhoras da penitenciária pelos esforços que despendem no dia-a-dia.
O estabelecimento penitenciário do Caboxa, na província do Bengo, controla actualmente 607 reclusos, dos quais 487 condenados e 120 em situação de prisão preventiva. MD/IF