Huambo- O director do gabinete executivo do Conselho Provincial da Juventude(CPJ) no Huambo, Rafael Capapelo, destacou, esta quinta-feira, o patriotismo, a bravura e determinação dos heróis do 4 de Fevereiro, como factor de inspiração e motivação para os jovens.
Falando durante uma plestra sobre o valor da efeméride, disse que o valor e o espírito patriotico dos heróis do 4 de Fevereiro deve ser replicado à juventude angolana, de modo a contribuírem na manutenção e preservação da paz.
Defendeu a divulgação, cada vez mais, do simbolismo da efeméride, para que a nova geração tenha maior conhecimento da importância da mesma.
Aconselhou a juventude a seguir o exemplo dos heróis do 4 de Fevereiro, através da participação directa ou indirecta nas acções que visam a melhoria das condições sociais e do crescimento da economia nacional.
Para o efeito, recomendou, perante uma pleteia constituida por dezenas de jovens, entre académicos e associados em organizações sociais e profissionais, o maior envolvimento nos programas de combate à criminalidade, com realce para a vandalização do patrimônio público.
Rafael Capapelo prometeu intensificar as campanhas de moralização cívica da juventude, para que estejam, cada vez mais, engajados no melhoramento das condições de vida, com resiliência e persistência, abraçando virtudes sobre a dignidade humana.
O programa de actividades alusivas ao 04 de Fevereiro traçado pelo CPJ na província do Huambo prevê mobilizar perto de 500 jovens para doação de sangue ao Hospital Geral, no âmbito do projecto”Osonde yo Mwenyo”, expressão em lingua nacional umbundu que significa “O sangue da Vida”.
O 4 de Fevereiro de 1961 é considerado um marco importante da luta africana contra o colonialismo, numa tradição de resistência contra a ocupação que vinha desde os povos de Kassanje, do Ndongo e do Planalto Central.
Os acontecimentos de Fevereiro de 1961 traduziram-se assim numa sublime expressão de nacionalismo, demonstrada pelos angolanos.LT/JSV/ALH