Luanda – A remoção da vedação de ferro destruída numa das quadras desportivas da Praça dos Campeões, na Avenida 21 de Janeiro (Antiga FAPA/DAA), quinta-feira, marcou o início da moralização da sociedade, promovida pelo Conselho Provincial da Juventude (CPJ) de Luanda.
Dado o estado de degradação, essa vedação, no bairro Rocha Pinto, distrito urbano da Maianga, município de Luanda, constituia ameaça aos frequentadores do multiuso, podendo causar ferimentos gravea ou mortes, visto que estava danificada nas extremidades.
Na iniciativa cívica, denominada “Mega Campanha de Moralização à Sociedade e Sensibilização sobre a Preservação dos Espaços Públicos", que serviu também para a distribuição de cartilhas com mensagem cívicas, juntaram-se vários líderes juvenis da sociedade civil.
Em declarações à imprensa, o secretário executivo do CPJ de Luanda, Alberto Dala “Baduna” disse que o arranque da acção serviu para elucidar os jovens para não enveredarem para más práticas, já que cada um deve dar o seu melhor para a conservação do bem público, instalado na sua comunidade.
Na ocasião, o líder juvenil mostrou-se indignado com o comportamento de alguns jovens que estão a usar mal os espaços públicos, daí a actividade, que visa promover maior diálogo, para a mudança de comportamentos.
Sem avançar prazos, informou que já existem empresas identificadas pela Administração do Distrito Urbano da Maianga, que vão participar num concurso público para a reabilitação, em breve, da Praça dos Campeões.
José Luciano, jovem frequentador assíduo do espaço, para jogar basquetebol, elogiou a iniciativa do Conselho Provincial da Juventude de Luanda, tendo reconhecido que não estão a saber cuidar do espaço, que está a se degradar.
Já Teresa Moisés, também utilizadora da Praça dos Campeões, para exercícios físicos, confirmou que a má utilização do recinto pelos seus vizinhos está na base do estado avançado de degradação, tendo defendido mais preservação para os que ainda apresentam cenário agradável noutros bairros.
O espaço, que conta com duas quadras desportivas e área de lazer, foi construído há mais de 10 anos. LDN/MDS