Luena – O delegado provincial do Interior no Moxico, Comissário Dias do Nascimento, reiterou, este sábado, no Luena, a necessidade de se manter o empenho dos efectivos no combate à criminalidade e protecção dos bens públicos.
Intevindo no acto provincial das celebrações dos 45º anos da criação do Ministerior do Interior (MININT), disse que este órgão tem apostado na proatividade e modernização para o combate dos crimes complexos, bem como adoptando medidas de vigilância da fronteira e de contenção da imigração ilegal, tráfico de pessoas, entre outros.
Esclareceu que de Janeiro à presente data foram registados 963 crimes de natureza diversas na província, tendo havido redução de 55 ocorrências em comparação com igual período anterior, destacando a diminuição dos crimes violentos, nomeadamente homicídios, agressões sexuais, ofensas à integridade física.
De acordo com o comissário, no actual sistema, o MININT tem desempenhado uma função vital na social, adequando-se ao contexto sócio-político do país, de forma a ter uma melhor resposta à Segurança Pública.
No evento, o comissário destacou a aposta na igualdade de género, a ascensão por mérito e competência, como um dos avanços dos MININT.
Recomendou profissionalismo e empenho dos efectivos no exercício das funções.
Disse que o lema “ Com experiência do passado, reforçamos a unidade e o profissionalismo, na garantia da ordem e segurança pública”, da possibilidade de uma reflexão profunda, sobre os anseios e ganhos para alavancar e elevar o bom nome desta instituição.
Já o vice-governador do Moxico para a área Política, Económica e Social, Víctor da Silva, destacou o papel das forças da ordem e segurança na manutenção da ordem pública, nesta região, bem como na protecção das fronteiras, e combate do contrabando de combustível.
Disse que este órgão do estado tem contribuído significativamente no desenvolvimento económico desta parcela do território nacional, com suas acções.
Apelou à contínua vigilância dos efectivos, principalmente contra os actos de vandalização de bens públicos e outras acções negativas que perigam a convivência social.
Criado a 22 de Junho de 1979, O Ministério do Interior, abreviadamente designado por "MININT" é o órgão do Estado angolano que tem por missão propor, formular, coordenar, executar e avaliar a política do Executivo angolano em matéria de ordem interna e segurança pública. MT/TC/YD