Luanda – Um evento de apresentação do café angolano, por meio de degustação, teve lugar esta quarta-feira, na cidade do Cairo, à margem de uma Mesa Redonda de Investimentos Angola-Egipto, numa iniciativa das autoridades nacionais em coordenação com o Afreximbank.
Segundo uma nota de imprensa do ministério das Relações Exteriores (Mirex) a que a ANGOP teve acesso, sob o lema "Café de Angola - Conectando as Culturas do Mundo", a apresentação visou levar ao conhecimento, na cidade das pirâmides e dos faraós, a qualidade do produto do sector da cafeicultura angolano.
Visou igualmente contribuir para o relançamento do café, como produto chave na diversificação da economia angolana, e apresentação das diversas marcas nacionais deste produto, bem como incentivar o investimento estangeiro no sector.
Ao evento estiveram presentes, entre outras entidades, os ministros das Relações Exteriores, Téte António, e da Juventude e Desportos, Ana Paula Sacramento Neto,bem como o embaixador de Angola neste país, Nelson Cosme, e os direstores do Mirex Miguel Bembe (África, Médio Oriente e Organizações Regionais), Carlos Sandrinha (Cooperação Internacional) e José Marcos Barrica (Academia Diplomática “Venâncio de Moura”).
Estiveram igualmente presentes no acto de lançamento e de degustação do “Café Angola”, especialistas de café egipcios, produtores angolanos, além de representantes de países produtores de café acreditados no Egipto, empresários e público em geral.